10 março 2008

PUNK!

Nenhum movimento musical conseguiu superar a força seminal do punk. Incorporando a rebeldia primal do rock n' roll, um bando de garotos eternamente inconformados conseguiu transformar os padrões de comportamento em todos os segmentos do mundo pop. O punk mudou tudo. Desde o início, o estilo sustentou-se graças à sua multiplicidade. Ser punk sempre foi algo maior do que ser apenas mais um fã de qualquer outra facção do amplo universo da música pop. O punk rock era um estilo de vida.

PUNK Attitude documentary - ativar legendas em espanhol



ANOTHER STATE OF MIND (1982) - ativar legendas em espanhol



Criado pelo visionário produtor Malcolm McLaren o Sex Pistols surgiu em 1975 com uma estética revolucionária misturando anarquia, música e subversão dos padrões comportamentais da época. Na vanguarda do movimento punk, o quarteto britânico anti-pop foi criado por Johnny Rotten, Paul Cook, Steve Jones e Glen Matlock (logo substituído pelo lendário Sid Vicious). Músicas como “Anarchy In the UK” e “God save the Queen” compõem a curta, bem sucedida e “podre” história dessa banda, tida como precursora do punk rock.

THE SEX PISTOLS - Full Concert - 01/14/78 - Winterland (OFFICIAL)



Depois do desmantelamento dos Pistols, o baixista Sid Vicious ainda gravou algumas canções com Cook e Jones, como a absurda versão de "My Way" e "Belsen Was A Gas", incluídas no filme e disco The Great Rock N'Roll Swindle.
Vicious iniciou então uma carreira solo, acabada numa cela de cadeia. O baixista foi preso pelo assassinato de sua namorada Nancy Spungen. O fato nunca ficou totalmente esclarecido: o corpo esfaqueado foi achado num quarto de hotel, com Sid completamente chapado de heroína ao seu lado.
O baixista foi preso imediatamente e só saiu da cadeia depois que a Virgin bancou uma fiança de 50 mil dólares. Em 2 de fevereiro de 78, menos de 24 horas depois de sua libertação, Vicious sofre uam overdose de heroína no banheiro da casa de sua mãe durante uma festa. Aos 21 anos, estava morto o homem-símbolo do punk.

SID VICIOUS IN PARIS



Nenhum comentário: