25 junho 2007

Como evitar deslizes ao falar em público



Quando questionados sobre as qualidades de um líder, os CEOs incluem, necessariamente, a capacidade de se comunicar com eficiência. Todos percebem a importância de saber falar em público, mas poucos dominam essa habilidade. A consultora Suzanne Bates, autora de Speak Like a CEO (Fale como um CEO), lista os equívocos mais freqüentes cometidos por executivos:

A tentação de improvisar - O acúmulo de tarefas faz com que muitos confiem no seu talento para compensar o improviso da apresentação. O despreparo quase sempre acaba em desastre.

Qual a pergunta, mesmo? - É melhor responder de forma direta aos questionamentos da platéia, sem titubeios. Uma resposta que mais tarde se mostre mentirosa pode destruir a reputação do líder.

Desconsiderar a audiência - Saiba com quem falará e tente atender às suas expectativas. Lembre da platéia antes de escrever as primeiras linhas, e as chances de que ela se lembrará de você aumentam.

Extrapolar o tempo - Os oradores costumam perder a noção de tempo. Tente se manter consciente da duração de sua fala. Raramente alguém é criticado por falar pouco.

Fechar a cara - Um pouco de humor "esquenta" a platéia. Uma história divertida ajuda na recepção das mensagens mais sérias. A paciência com os palestrantes mal-humorados é muito pequena.



Nenhum comentário: